Os sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) ajudam as empresas a automatizar processos e liberar tempo para tarefas essenciais, como a construção de leads e o desenvolvimento de relacionamentos com clientes. A maioria dos softwares de ERP pode integrar todos os diferentes níveis do negócio, para que trabalhem em um único banco de dados e sejam perfeitos. Departamentos podem recorrer a dados de todos os outros departamentos e analisar os padrões da empresa como um todo.
O mercado global de software de ERP vale US $ 82,6 bilhões porque o ERP desencadeia processos melhores em empresas de todos os portes. No entanto, as pequenas empresas geralmente têm dificuldade em justificar o custo das soluções de ERP. Felizmente, existem sistemas adequados para pequenas empresas que crescem à medida que sua empresa cresce. O ERP beneficia todas as empresas e organizações e libera recursos de funcionários para outras tarefas.
O mercado dos sistemas ERP no Brasil em 2018 em diante
A mais recente edição da Pesquisa Anual sobre Tecnologia da Informação (TI), divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que 83% do mercado de softwares empresariais no Brasil está nas mãos de Totvs, SAP e Oracle. A brasileira Totvs lidera o mercado, com 37% de participação, seguida pela SAP com share de 30% e a
A brasileira Totvs lidera o mercado, com 37% de participação, seguida pela SAP com share de 30% e a Oracle, com 16%. Os 17% restantes estão distribuídos entre empresas como a Infor, QAD, Senior e StarSoft.
É interessante observar que estas grandes empresas focam em grandes grupos empresariais, sem grande serviços em empresas de menor porte. Existe uma miríade de empresas de software no Brasil com soluções em sistemas de gestão online para PME, inclusive com soluções sendo adotadas por grandes redes, como quando a Unilever selecionou a ferramenta Sige Cloud como sistema de gestão.
A abundância de opções pode tornar a seleção de ERP incompreensível. Para pequenas empresas com recursos limitados, a maioria das pesquisas e tomadas de decisão se baseia em um pequeno número de ombros. Definir o que exatamente você precisa que seu ERP faça é o primeiro passo.
Cada empresa é única em seus desafios, então você precisa alinhar suas metas estratégicas com seus requisitos de ERP:
- Mapeie os processos que você precisa para simplificar e priorizar os recursos de acordo
- Procure recursos do sistema específicos para o seu setor e procure fornecedores que se encaixam
- Calcular seu orçamento e prever seu ROI
- Decida se você tem experiência interna suficiente ou precisa de um consultor independente
Escolhendo o sistema de gestão online para sua PME
As soluções de software ERP auxiliam no gerenciamento eficaz de suas contas, permitindo que sua empresa prospere. E escolher um software de planejamento de recursos empresariais para o seu negócio é uma das decisões mais importantes que você jamais tomará para sua empresa. Você precisa procurar os serviços de empresas de software ERP em Calcutá, que se especializam no fornecimento de soluções de ERP sob medida. Mas, com um número de fornecedores para escolher, como você seleciona o software certo para sua organização?
Considere estas seis características ao escolher o melhor sistema ERP para suas necessidades.
Atualização de estoque em tempo real
Um sistema que não atualiza imediatamente cria muita confusão para os funcionários. Imagine um sistema em que o estoque atualiza o estoque disponível em um item, mas os dados não estão em tempo real. Assim, o departamento de vendas envia um determinado prazo, apenas para descobrir que o depósito está fora do item e a empresa não pode atender aos pedidos.
Uma das melhores maneiras de garantir atualizações de dados em tempo real é usar um banco de dados baseado em nuvem em vez de uma solução em rede interna. A maioria das principais empresas de software de ERP oferece esse tipo de opção para sua empresa em uma escala móvel. Dessa forma, empresas menores ainda podem pagar pelo armazenamento de dados. Especialistas preveem que os gastos com cloud corporativa aumentarão 16% ao ano até 2026.
Sistema de gestão com aplicativos móveis
Você e seus funcionários precisam ter a capacidade de acessar seus sistemas por meio de dispositivos móveis, o que é outro aspecto útil do armazenamento em nuvem. Um exemplo de como isso funciona para as empresas pode estar fazendo com que os funcionários ponham em suas despesas para o departamento de contabilidade ficar acima dos gastos, ou os vendedores para fazer um pedido e fazer com que as remessas acertem em cumpri-lo. Ter um App para Android ou iPhone com um ótimo ERP para smartphone faz toda a diferença na produtividade.
A capacidade móvel permite que os funcionários atualizem todos os sistemas no processo e mantenham-se informados sobre o inventário e a logística, de forma a se traduzir em uma excelente experiência de atendimento ao cliente.
Gestão financeira ideal para PME
Ficar em cima dos gastos pode fazer ou quebrar sua pequena empresa. A principal razão pela qual as pequenas empresas falham são os problemas de fluxo de caixa, ser uma ferramenta de gestão financeira eficiente, que mostre o fluxo das compras, as entradas das vendas e especialmente os relatórios financeiros e projeções futuras.
E se você soubesse sobre cada centavo gasto ou ganho ao longo do ano? Para a maioria dos sistemas ERP, o gerenciamento financeiro é um dos módulos mais importantes do software. Alguns recursos a serem observados incluem rastreamento de lucro, rastreamento de faturas e relatórios sobre fluxo de caixa.
Funcionalidades de gestão de Recursos Humanos
No passado, as empresas só usavam sistemas ERP para funções do tipo folha de pagamento. No entanto, à medida que os sistemas avançaram, mais e mais empresas começaram a usar os ERPs para tudo, desde rastreamento de desempenho, acompanhamento de presença até agendamento. Um sistema ERP forte libera os gerentes de pequenas empresas para o pensamento criativo, em vez de gastar tempo em tarefas domésticas.
Enquanto um ERP ocasionalmente ainda precisa de um toque humano para fins de avaliação, é uma excelente maneira de acompanhar os funcionários ao longo do tempo. Certifique-se de que o programa escolhido permita a entrada do gerenciamento. Um exemplo pode ser um empregado lutando contra uma doença com risco de vida. Seus relatórios de comparecimento mostrarão que eles perderam muito trabalho, mas têm um motivo válido, e o gerenciamento precisa marcar as ausências como justificadas.
Sistema de CRM integrado
O gerenciamento de relacionamento com o cliente, ou CRM, é uma parte valiosa de qualquer sistema ERP. Procure por um software que tenha os recursos que se alinham ao seu modelo de negócios específico. Se você trabalha em um setor de serviços, provavelmente precisará de mais informações pessoais sobre seu cliente típico do que se tiver uma loja de comércio eletrônico.
Um módulo de CRM deve rastrear leads, clientes atuais e permitir que sua equipe localize possíveis áreas problemáticas antes que elas ocorram. Por exemplo, se o Sr. Jones reclamar toda primavera que seu pedido está atrasado, o sistema deve denunciar essa reclamação e notificar a logística para que o pedido seja feito no início deste ano. O ERP então rastrearia o pedido, garantiria que o pacote fosse entregue no prazo e colocasse um indicador no atendimento ao cliente para verificar com o Sr. Jones e ver se ele está satisfeito com o serviço melhorado.
A criação desse nível de atendimento personalizado ao cliente desenvolve um forte relacionamento com os consumidores e impulsiona a fidelidade à marca.
Diminui custos com TI
Procure um ERP que tenha os módulos necessários para reduzir os custos operacionais das pequenas empresas. Embora você não possa comprar nas quantidades que alguns dos grandes varejistas podem, você pode certamente usar um ERP para rastrear os custos relacionados a diferentes fornecedores e contatá-los com pedidos para reduzir essas despesas.
Por exemplo, se um de seus fornecedores oferecer um desconto se você pagar sua fatura dentro de 10 dias, o sistema ERP poderá acionar a contabilização para enviar o pagamento imediatamente após o recebimento da fatura, em vez do net-30. Muitas startups de pequenas empresas operam com um orçamento apertado. Portanto, economizar pequenas quantias resulta em mais fluxo de caixa e mais lucro para sua empresa.
Escolhendo a melhor empresa de ERP do Brasil para PME
Há muitos fornecedores de ERP diferentes por aí, então selecionar o caminho certo requer pesquisa e conhecimento dos processos que você gostaria que o ERP realizasse. Como os sistemas de ERP são caros às vezes, comece com os níveis necessários imediatamente para liberar seu tempo e tornar seu negócio mais bem-sucedido.
Talvez a ideia de gestão de recursos humanos seja mais atraente para sua marca. Comece com um sistema de rastreamento que garanta o tempo do funcionário e emita automaticamente a folha de pagamento. Ou, talvez, sua empresa seja especializada em marketing B2B e precise de uma ferramenta para gerenciar dados de clientes específicos . O plano de quais módulos são os melhores para a sua marca começar, e procurar por sistemas que escalam e onde você pode adicionar recursos e módulos adicionais à medida que sua marca cresce.